mulher loira de roupa branca a tomar notas na agenda para melhor organizar a vida particular com a profissional

Como equilibrar a vida familiar com as exigências profissionais e pessoais

Ser mãe é uma tarefa árdua, cheia de desafios e obstáculos para ultrapassar. Contudo, ser mulher, mãe e profissional é ainda mais desafiante!

É preciso encontrar um equilíbrio entre as exigências profissionais e pessoais e, ao mesmo tempo, dedicar tempo e amor à família. Mas como encontrar esse equilíbrio tão necessário?

Para começar é importante ter uma rotina bem planeada e organizada. Estabeleça prioridades e horários para cada atividade, pois só assim, ao gerir o seu tempo, conseguirá cumprir com as suas obrigações e ainda, ter tempo para desfrutar dos momentos em família e amigos.

Segundo, não hesite em pedir ajuda quando necessária! Muitas vezes, a sobrecarga de tarefas pode ser aliviada se for compartilhada com outras pessoas. Converse com o seu companheiro, familiares, amigos, colegas e peça ajuda sempre que assim o entender, pois não há nada de errado em precisar de apoio e suporte.

Outro princípio chave será aprender a dizer - não! Nem todas as solicitações ou exigências que chegam até si são essenciais ou prioritárias. Por isso, avalie cuidadosamente as tarefas e aprenda a recusar aquelas que não são relevantes ou que poderiam ser realizadas por outras pessoas.

Não se esqueça de reservar um tempo para si mesma. Cuidar de si é fundamental para enfrentar os desafios da vida com mais tranquilidade e disposição. Dedique um tempo para fazer exercício físico, meditar ou simplesmente relaxar e fazer atividades que lhe proporcionem prazer. Quando estamos bem connosco mesmas, conseguimos desempenhar as tarefas com mais qualidade e dedicação.

 

mulher morena com cabelos em caracóis a fazer alongamento


Equilibrar a vida familiar com as exigências profissionais e pessoais nos tempos que correm pode ser um desafio, mas ainda assim, é possível.
Com organização, planeamento e dedicação, será capaz de encontrar o equilíbrio necessário para viver plenamente e desfrutar de momentos em família com amor e alegria.

 

Sofia Sampaio

Jovem resiliente, formada em psicologia e lifestyle coaching, com muitos sonhos alcançados e outros tantos, por conquistar.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários necessitam ser aprovados